Correio Popular Notícia




CINEMA/SUSTENTABILIDADE
Cinema a partir da energia solar é exibido em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-09-29 10:46:56
Foto:

(Da Redação) A partir de hoje (29) e sexta-feira (30), o Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará em Ji-Paraná. O projeto, desenvolvido pela Brazucah Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.
Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, com um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há cerca de 200 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e até um EcoVJ. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O Cinesolar é uma inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar. Na bagagem, o projeto leva a magia do cinema à população. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.
Hoje (29), o evento acontece, das 14h às 21h30, no Pneu Parque, na avenida Marechal Rondon, 1423, centro. No dia 30, também das 14h às 21h30, o Cinesolar será na Escola Ruth Rocha, na rua São Luís, 1831, entre T15 e T16, no bairro Nova Brasília.
Durante os dois dias de programação também serão ministradas oficinas (ou oficinemas solares) em que pessoas, especialmente estudantes, aprendem a produzir os próprios filmes. (E o filme produzido é exibido à noite, junto com o longa-metragem e curtas com temáticas sustentáveis e para crianças!). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O projeto tem o patrocínio da Votorantim Cimentos.
Nos dois dias acontecem também a exposição tecnológica sustentável ?Eco Estúdio Solar?, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
O filme principal a ser exibido será ?Tudo o que aprendemos juntos?, dirigido por Sérgio Machado, com o ator Lázaro Ramos como protagonista.
Desde 2013 na estrada, o Cinesolar realizou mais de 230 sessões em cidades de ?todo? o país, ultrapassando 45 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 500 mil watts, equivalente a cerca de 900 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade e a questão à tona.
Existem no projeto Cinesolar duas vans: a Cinesolar e a Cinesolar Tupã. No interior de cada veículo há 200 assentos para o público, cadeiras, banquetas e EVAs, telão com metragem de 200 polegadas e sistema de projeção e som e, no caso da Cinesolar Tupã, até uma mesa de edição e um EcoVJ. Já na primeira van, há o EcoDJ.

Projeto
O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona com energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social. O Cinesolar conta com a parceria do Ecoar na compensação de Carbono, em que a cada sessão realizada pelo projeto uma árvore é plantada em uma zona de reflorestamento.
?O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui?, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.
Integram essa etapa do Cinesolar, a educadora social e produtora cultural e audiovisual Anne Santos; o editor de vídeo e educador ambiental Paulo Perez, diretor de arte do Cinesolar; o ator, músico e educador Guilherme Folco, que desenvolve um trabalho musical multi-instrumentista chamado Multisambofônico; e o produtor cultural André Mazzilli.

Programação

Dia 29, quinta-feira
Local: Pneu Parque, na avenida Marechal Rondon, 1423, no Centro.
14h às 17h: Oficinema solar (oficina de vídeo de bolso).
18h30: Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade e do curta produzido durante a oficina.
19h30: Exibição do longa-metragem ?Tudo o que aprendemos juntos? (classificação 14 anos).
*Durante o evento acontece o Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, serão mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com um instigante relógio de batatas.

Dia 30, sexta-feira
Local: Escola Ruth Rocha, rua São Luís, 1831, entre T15 e T16, no bairro Nova Brasília.
14h às 17h: Oficinema solar (oficina de vídeo de bolso).
18h30: Seleção de curtas-metragens infantis com a temática da sustentabilidade e do curta produzido durante a oficina.
19h30: Exibição do longa-metragem ?Tudo o que aprendemos juntos? (classificação 14 anos).
*Durante o evento acontece o Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com um instigante relógio de batatas.
Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1231 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.